TV CEPE
 
BUSCA
Notícias
07/10/2017 09:58:25 - OUTUBRO ROSA
Um mês para lembrarmos que a prevenção deve ser o ano todo

Documento sem título

O CEPE-Salvador, envolvido com as ações sociais, participa da Campanha Outubro Rosa por meio de atividades para funcionárias, associadas e dependentes do clube com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a prevenção e tratamento na luta contra o câncer de mama.

A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença no país, três morrem, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério de Saúde. Algumas clínicas particulares da cidade também realizarão ações sociais ao longo do mês.

A criação do Outubro Rosa - O movimento popular, que teve início nos Estados Unidos, na década de 90, hoje é celebrado em várias partes do mundo. Ele recebeu esse nome em referência à cor do laço rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, que desde então, passou a ser promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Depois disso, no mês de outubro, os moradores das cidades passaram a enfeitar as ruas com os laços rosas, especialmente em locais públicos, para sensibilizar a população sobre o câncer de mama. O laço rosa, assim como a cor, virou simbolo mundial da luta contra a doença. No Brasil, a primeira iniciativa pelo Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002.

Exames que ajudam a diagnosticar o câncer de mama:

Mamografia - Ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente.

Ultrassonografia mamária - A técnica é usada para reproduzir imagens transmitidas por um transdutor que emite e reflete ondas sonoras até a mama. É um método auxiliar da mamografia, somando dados e levando a um diagnóstico mais preciso. É indicada na análise da estrutura de nódulos detectados na mamografia (para se avaliar se são císticos ou sólidos) e na avaliação de mamas com próteses.

Auto-exame - O auto-exame das mamas deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames. Ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução, e de três maneiras: Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, a mulher deve elevar o braço direito e deslizar os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Em seguida, fazer o mesmo na mama esquerda. Deitada: colocar um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, a recomendação é apalpar a parte interna da mama. Em seguida, basta inverter a posição para o lado direito e fazer o mesmo procedimento. Diante do espelho: elevar e abaixar os braços em frente ao espelho. Com o movimento, observar se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações nos seios.

 
 
 
// DIA DO APOSENTADO
//INAUGURAÇÃO DO CAMPO
//RÉVEILLON
//RÉVEILLON
 
          PARCEIROS
       
 

estrutura campeonato escolinhas serviços multimídia
         
espaço da lagoa times futebol dança de salão fotos
quadra coberta tabela natação lanchonete tv cepe  
quiosques classificação karatê restaurantes    
lanchonete artilharia        
           
  cinquentões        
           
 
Clube dos Empregados da Petrobras - CEPE Salvador - Rua Missionário Otto Nelson, 640,    
Stella Maris - Salvador - Bahia - Cep: 41.600-650    
Tels.: (71) 3374-8550/ 3374-8552  
 
     
     
© Copyright 2008 Clube dos Empregados da Petrobras - CEPE Salvador